sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Política educacional Paranaense um exemplo a ser seguido.

Não é porque sou paranaense, que venho a esse espaço ressaltar a política educacional do meu estado, e sim por achar que o Paraná leva realmente essa questão como muita seriedade !

O Paraná é uma referência de ousadia para o Brasil de seriedade na gestão, ações inovadoras – como o livro didático público e as TVs multimídia – e o enfrentamento das questões curriculares. “Ao mesmo tempo em que oferece sua experiência aos demais estados, o Paraná trabalha em sintonia com as políticas federais, com desempenho excelente e alcançando resultados”.

Embasada nesses aspectos e preciso seguir repensando a formação dos professores para a escola contemporânea. Os avanços e desafios constantes que a sociedade apresenta, com novos modelos de família, os projetos de inclusão, precisam estar espelhados no currículo da formação dos professores, neste sentido, os modelo implantado no Estado do Paraná é um exemplo bem claro. o Brasil é um país em que desigualdades de todo tipo fazem parte do cotidiano e se refletem inclusive na forma como as relações familiares são interpretadas, de acordo com o nível socioeconômico das pessoas em questão. culpar o aluno, o professor ou a família pelo baixo desempenho escolar é uma visão perversa, que contribui apenas para reduzir o debate sobre a responsabilidade e a qualidade da educação ofertada. “É preciso considerar que as condições de aprendizagem são diferentes para os que são vitimados pela injustiça social e a iniqüidade”, a educação no Brasil foi historicamente elitista e excludente e que as diferenças devem ser consideradas e enfrentadas de forma a contemplar todos os públicos. Culpar a família pelo baixo desempenho do estudante – como é comum acontecer – e classificado como uma “posição perversa” . essas diferenças devem ser levadas em conta inclusive na forma da avaliação escolar do aluno. “Como podemos cobrar que os pais da classe trabalhadora acompanhem as tarefas escolares de seus filhos se grande parte deles nunca freqüentou a escola e, muitas vezes, não sabe sequer ler?”, a necessidade imediata da criação de um novo projeto pedagógico para a formação do professor, capaz de enfrentar as dificuldades cotidianas da escola, o professor tem a imensa responsabilidade não apenas na transmissão do conhecimento, mas também no acompanhamento individual de cada estudante. “O professor deve atuar de maneira abrangente, buscando dar encaminhamento às questões que interferem no desempenho do estudante”, e a família deve estar também empenhada nesse projeto

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